terça-feira, 7 de maio de 2013

Nova adoção - Terceira família de acolhimento da Ruby

Como escrevi na mensagem anterior, no fim de semana passado estive em Aveiro, o motivo pois está claro, trazer mais uma amiga de carapaça para casa!
Desta vez não se tratou de uma adoção como nos casos anteriores, em que as pessoas não tinham condições e queriam encontrar alguém que pudesse proporcionar uma vida melhor ao seu animal. No caso era alguém que tinha realmente condições com um lago exterior, mas o animal andava agora a criar outros problemas.

Conheci a Sofia, a dona da tartaruga, num fórum de tartarugas. Primeiro fui tentando ajudar em várias questões sobre o lago e plantas aquáticas, depois com as tartarugas que adotou, e uns tempos depois já tínhamos criado uma amizade que ia muito além desse tema comum que eram as tartarugas.

A Sofia tinha adotado esta tartaruga em setembro do ano passado e teria dois anos, e é fácil saber com precisão, pois os antigo donos compraram-na ainda bebé. Fará portanto este verão  três anos.

Nov/2010

Set/2012

E com três anos é ver como cresceu e bem! Tem neste momento quinze centímetros de comprimento e doze de largura. Daí que, como tenho vindo a alertar, as tartarugas que se vêem nas lojas são muito pequeninas mas crescem e rápido!

Mas por que é que a Sofia me perguntou se eu não quereria ficar com a bicha?
Já antes de ter tartarugas ela tinha um lago exterior de 500L com peixes, e até agora, desde que juntou as duas tartarugas, nunca tinha tido problemas, se bem que eu sempre a adverti que juntar peixes com tartarugas poderia não dar bom resultado. Nos últimos tempos esta bicha que é bem mais voraz que a outra tartaruga que tem, uma Pseudemys, começou a atacar os peixes. Mas é interessante como a Pseudemys, que até é maior, ignora totalmente os peixes, e isto mostra como espécies diferentes apresentam comportamentos diferentes.

E pronto, tenho agora mais uma tartaruga no lago, a primeira Trachemys scripta troosti:

Já no meu espaço

Comparando o tamanho com a maior

1 comentário:

  1. boa tarde
    gostaria de adotar esta tartaruga
    para mandar mais informações poderia contactar por mail:rita99.santos@gmail.com

    ResponderEliminar